Programas 2020

Os programas deste ano oferecem várias oportunidades para uma incrível caminhada histórica e espiritual para os lugares de origem das Irmãs de São José. Neles estão incluídos retiro orientado, peregrinações e workshops, além de dois novos programas. Aos Programas oferecidos, estão incluídas visitas a locais históricos importantes para as Irmãs, leigos e leigas, colegas e amigos/as das Irmãs de São José.

No decorrer dos programas, uma visita ao Centro História Viva e à Primeira Cozinha, ajudam muito na compreensão de nossa história desde suas origens e seu desenvolvimento até os dias atuais. Graças ao uso de equipamento de vídeo, traduzido em seis idiomas (inglês, francês, italiano, português, espanhol e flamengo), o Centro História Viva e a Cozinha, onde nossas Irmãs fundadoras moravam nos anos de 1650, enriquecem a experiência das participantes.

A flexibilidade nos preços dão a você a oportunidade de definir o programa que melhor se adequa ao seu orçamento. A contribuição mínima reflete o custo operacional do programa. A contribuição maior nos permite ajudar pessoas que podem não ter os meios para participar de um Programa. As visitas ao Centro de História Viva incluem uma contribuição de 4 Euros para ajudar na manutenção do espaço e dos cuidados com o equipamento tecnológico.

Acesse os Programas e comece a planejar, desde já, uma viagem a Le Puy-en-Velay, selecionando o Programa que melhor se adapte aos seus interesses. Após a descrição de cada Programa, você encontra a ficha de inscrição.

Estamos ansiosas por recebê-los/as em nossa casa, em breve!

Eluiza e Olga

Equipe do Centro


A importancia dos Arquivos para continuar a Historia

Este programa inicia no domingo 29 de março às 19h e termina no sabádo 4 de abril após o café da manhã.

Esta sessão estará focada nos "Arquivos". O que a palavra "Arquivos" engloba? Nós discutiremos os diferentes tipos de arquivos: escrito, sonoro, arquitetônico, artístico … Como eles nos permitem escrever a história? Buscaremos fazer a experiência através de exercícios concretos.

Haverá meios para definir o que, hoje, pode "alimentar" nossos arquivos, o que devemos preservar para transmiti-los às futuras gerações e como tornar isto possível.

Este programa é para arquivistas que não têm formação profissional, mas que tomam conta ou estão, apenas, iniciando um arquivo. É também para pessoas que têm interesse em arquivos.

Apresentadoras


Ir. Catherine Louis foi a primeira Superiora Geral das Irmãs de São José do Instituto. Ela mora em Clermont-Ferrand, França.

Ir. Nadia Boudon-Lashermes, do Instituto das Irmãs de São José na França. É formada em História e Geografia.

As Irmãs participaram da implementação da cenografia.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pago em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pago com tranferencia bancaria)

Inscrição até 1 de março 2020.

Formulário de Inscrição


Raízes e Asas: Dizer Sim para a Vida do Mundo

Início sábado, 9 de maio, às 19h e términa na terça-feria, 19 de maio, após o café da manhã.

Inscrições Encerradas – não há mais vagas

Junte-se às Irmãs de São José de todo o mundo para integrar sua vida e sua experiência inicial de formação e refletir sobre seu compromisso de Votos Perpétuos. Este programa intensivo de 10 dias incluirá a releitura de sua vida e opção vocacional, relendo-a à luz de nossas origens como Irmãs de São José e passando para o como viver hoje o seu "sim" professado na realidade do mundo e do "querido próximo", de perto e de longe. Nosso tempo juntas entrelaçará uma compreensão da saúde humana holística com nossa história, espiritualidade, missão e carisma em um contexto de relações internacionais, oração, partilha e relax.

Este é um Programa oferecido para as Irmãs de Votos Temporários ou recém professas e acontecerá no Centro Internacional em Le Puy, França, de 9 a 19 de maio de 2020 e, de 21 a 31 de julho de 2021.

Conferencistas

Ir. Gloria Philip é membro da Congregação das Irmãs de São José de Buenos Aires, Argentina, desde 1971. Ela trabalhou na Educação e em diversos serviços nas comunidades da Argentina e Bolívia. Ela foi Superiora Geral. Assessorou Programas no Centro Internacional de 2013 a 2018. Irmã Glória fala espanhol, inglês e compreende português.

Ir. Judy Donovan é Irmã de São José de Lyon há 35 anos e é natural dos Estados Unidos. Atualmente é a coordenadora das Irmãs de Lyon, em seu país. Trabalhou 22 anos como organizadora de comunidades inter-religiosas no sudoeste dos Estados Unidos. Ela viveu 8 anos de sua juventude no nordeste do Brasil com as Irmãs de São José de Chambéry. É bacharel em Psicologia e Filosofia e tem um MSW em políticas públicas. Ela fala inglês e espanhol, tem boa compreensão do português e entende um pouco o francês.


A Renda Ainda Não Está Pronta – Oficina da Federação CISJ

Inicia na quinta-feira, 28 de maio, às 19h e termina quarta-feira, 3 de junho, após o café da manhã.

Pelo poder do Espírito Santo, os corações de um pequeno grupo de mulheres em Le Puy-en-Velay foram inflamados pelo chamado de Deus a servir o povo que sofria pela pobreza devastadora, a violência penetrante e a opressão sufocante. Essas mulheres encontraram sua casa no Evangelho e nos ensinamentos do Jesuíta itinerante, Jean Pierre Médaille. Elas acharam que Deus estava presente entre elas, trabalhava em seu interior, e estava apaixonado com o mundo no qual elas viviam. Elas se reuniram, em 1650, como seguidoras de Jesus para ser a comunidade do Grande Amor de Deus, as Irmãs de São José.

Desde então, em cada geração, o Espírito Santo tem despertado a presença compassiva de Deus nos corações das mulheres, a responderem às necessidades, sempre em mudança, do povo de Deus. Neste programa, as participantes entrarão em contato com e vão resgatar, mais uma vez, a força transformadora deste carisma em nosso meio e para o futuro. Elas, também, vão conhecer as ruas de Le Puy-en-Velay, e vão visitar e rezar na Primeira Cozinha, no Centro da História Viva, na Catedral de Nossa Senhora do Puy, na Capela de Saint Michel da Agulha, na Igreja do Colégio, e junto à Árvore dos Mártires. Depois irão a Lyon para visitar a Sala da Herança e a sepultura de Madre Saint Jean Fontbonne. A Renda iniciada em 1650 não está pronta ainda. As linhas estão, agora, em nossas mãos. Somos desafiadas a assumir com responsabilidade a graça derramada sobre nosso mundo para revelar o grande amor de Deus.

Apresentadora

Ir. Jane Delisle, CSJ, é Irmã de São José de Orange, Califórnia, EUA. Jane veio, muitas vezes, a Le Puy-en-Velay, com Irmãs e equipes dos Sistemas de Saúde de Orange.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pagos em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pagos com cartão)

Inscrição até 28 de abril de 2020

Formulário de Inscrição


O Estabelecimento do "Pequeno Projeto"

Início na segunda-feira, 13 de julho, às 19h e termina no domingo 19 de julho, após o café da manhã.

Faremos uma caminhada histórica das origens (Séculos XVI -XVII) e do desenvolvimento das Irmãs de São José até a Revolução Francesa (1789). Examinaremos, então como o surgimento do "Pequeno Projeto" foi possível em vários contextos: político, social, religioso, eclesial durante esse período específico da história.

"O Pequeno Projeto" foi desenvolvido e criado por Deus para que todas as pessoas participem da humanização de nossas sociedades. Assim, procuramos entender como fomentamos o surgimento da espiritualidade das Irmãs de São José e como ela pode ser inscrita em uma relação de proximidade e universalidade para hoje.

Conferencistas

Ir. Catherine Louis foi a primeira Superiora Geral das Irmãs de São José do Instituto, na França. Ela mora em Clermont-Ferrand, França.

Ir. Nadia Boudon-Lashermes, Irmã de São José do Instituto, na França, é professora de História e Geografia.

As Irmãs participaram da implementação do Centro cenográfico História Viva.

Contribuição sugerida: 655 a 755 Euros (se pago em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pago via banco)

Inscrições até 13 de junho de 2020

Formulário de Inscrição


Escutar o pulsar do coração do Criador

Início na terça-feira, 21 de julho, às 19h e termina na terça-feira, 28 de julho, após o café da manhã

Em Laudato Si, o Papa Francisco nos chama a participar de uma espiritualidade "capaz de nos inspirar ... que incentiva, motiva, nutre e dá sentido à nossa atividade individual e comunitária" (LS. 216). Onde encontramos essa inspiração?

Com os microscópios e telescópios Hi Tech de hoje, algo da magnificência de tirar o fôlego do Criador está sendo revelado. Saber que isso está pulsando em nossas veias, nos inspira a reconhecer nosso lugar na criação como co-criadores/as.

Vamos explorar a história da criação, como nos é revelada hoje, do esplendor do universo à interdependência e interconexão de toda a vida em nosso planeta. Quais são os desejos mais profundos do Criador para nós neste momento? De onde nós viemos? Porque estamos aqui? O que devemos fazer?

Cada dia começa com uma liturgia matinal e continua com uma combinação de ritual, conteúdo, reflexão, discussão, partilha e oração.

Conferencistas

Ir. Bridget Pritchard é Irmã de São José de Annecy e mora no Reino Unido. Foi professora de Biologia. Atualmente é membro da Equipe do centro de espiritualidade no Ty Croeso, onde coordena dias de oração e retiros. Bridget trabalha com grupos paroquiais e de escolas, introduzindo uma nova consciência.

Ir. Henrietta Curran, SSJA, mora no Reino Unido. É professora aposentada. Atualmente trabalha como coordenadora da Comissão Justiça e Paz da Congregação de Annecy. Ela deu muitas sessões sobre os tópicos acima, enquanto trabalhava com as líderes da JPIC da Índia, África e Inglaterra. Ela representa a Congregaçao das Irmãs de São José de Annecy no Fórum Global das Irmãs de São José.

Contribuição sugerida: 655 a 755 Euros (se pago em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pago via banco)

Inscrição até 21 de junho de 2020

Formulário de Inscrição


Eficácia na Missão : O Carisma Vivo nos Ministérios da CISJ

Começa no sábado, 26 de setembro, às 19 horas e termina no sábado, 3 de outubro, após o café da manhã.

Este programa oferece uma peregrinação para colaboradores na missão e proporciona uma experiência de imersão no espírito original e na dimensão global do carisma e da tradição espiritual das Irmãs de São José. Se você estiver ligado a um dos ministérios fundados pelas Irmãs de São José como administrador, membro da direção, ou apoiador, este programa é para você! Venha aprofundar seus conhecimentos, alimentar sua imaginação e fortalecer sua convicção de participar de um movimento mundial que fomenta a união com Deus atraindo todos à unidade. A experiência de uma semana oferece um ritmo de palestras, participação interativa, oração e visitas aos lugares históricos em Le-Puy-en-Velay. Está também incluída uma viagem de um dia a Lyon.

Apresentadora

Ir. Dolores Clerico é Irmã de São José da Philadelphia (EUA), com experiência nas áreas acadêmica, paroquial, diocesana e congregacional. Frequentemente, profere palestras, organiza oficinas e é facilitadora de retiros para Irmãs, LLPPs e colaboradores na missão nos Estados Unidos e, anualmente, no Centro Internacional.

Contribuição Sugerida: 655 a 755 Euros (se pagos em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pagos com cartão)

Inscrição até 26 de agosto, 2020

Formulário de Inscrição


A Atitude Profética da Relação : As Duas Trindades como Modelo do Amor Dinâmico

Inicia no sábado, 24 de outubro, à 19h e termina na 6ª feira, 30 de outubro,após o café da manhã,

As relações entre as Trindades Criada e Incriada – como expressão do mistério, providência e plano Divino – convidam a todos a uma resposta radical. Esta é a natureza profética da espiritualidade das Irmãs de São José, que nos chama a viver em relação no mundo, com o querido próximo sem distinção. Este programa oferece uma peregrinação do coração a todos os que são atraídos ao carisma do amor unificante.

Refletiremos sobre a natureza profética de nosso chamado no mundo de hoje e aprenderemos como o amor dinâmico, da forma como é expresso pelas Duas Trindades, é modelo do nosso convite a viver em relação em nosso mundo ferido. É nesta abertura à relação que nós encarnamos o Amor Trino e participamos no processo de trazer o Deus vivo ao mundo. A experiência de uma semana oferece um ritmo de palestras, participação interativa, reflexão, assim como, orientação sobre a cidade de Le Puy e uma visita à Cozinha e ao Museu da História Viva.

Apresentadora

Ir. Linda Buck, CSJ, é Irmã de São José de Orange, Califórnia, EUA. Ela atualmente, trabalha no ministério da Formação Inicial e é psicoterapeuta e diretora espiritual. Ela dá conferências nas áreas de teologia, espiritualidade e psicologia.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pagos em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pagos em cartão)

Inscrição até 24 de setembro, 2020

Formulário de Inscrição


BOAS VINDAS A LE PUY

Oferecemos a você muitas oportunidades no Centro ao longo do ano, inclusive :

  • Peregrinações guiadas
  • Visitas para Grupos
  • Visitas Individuais
  • Retiros Particulares
  • Dias de Reflexão personalizados

Para mais informações ou para agendar algum tempo no Centro, passe um e-mail ao : centre.international@wanadoo.fr

Websites:

https://www.centreinternationalssj.org

https://23073.sites.ecatholic.com/

Aguardamos você para desejar-LHE as boas-vindas !

Contacte o Centro

3, chemin du Côteau 43000 AIGUILHE France

+33 (0) 4.71.05.69.52 (teléfono)
+33 (0) 4.71.05.06.24 (fax)