Programas, Retiros Peregrinações em 2019

Os programas deste ano oferecem-lhe diversas oportunidades para uma profunda jornada histórica e espiritual no berço das origens das Irmãs de São José. Entre eles estão, um retiro orientado, uma peregrinação e vários programas, inclusive duas novas ofertas. Cada programa inclui visitas a lugares históricos importantes para as Irmãs, LLPPs/associados, colegas e amigos das Irmãs de São José. Você pode escolher, também, fazer um retiro individual ou organizar um grupo para uma turnê.

Haverá oportunidade, ainda, para fazer a experiência do Centro da História Viva das Irmãs de São José, que, realmente, ampliou a compreensão dos visitantes sobre nossa história desde suas origens e desenvolvimento até os dias atuais. Graças ao uso de equipamentos de vídeo, que ajudam através de seis línguas diferentes (Inglês, Francês, Italiano, Português, Espanhol e Flamengo), o Centro da História Viva somou-se à Cozinha onde nossas Irmãs fundadoras viveram em 1650.

Para cada Programa, oferecemos uma série de valores entre os quais você pode escolher o que é mais adequado ao seu orçamento. Uma contribuição mínima reflete o custo operacional para o programa. Uma contribuição maior nos ajuda a colaborar com pessoas que, talvez, não tenham os meios para participar de um curso. As visitas ao Centro da História Viva inclui uma contribuição de 4 Euros para ajudar no cuidado e manutenção das necessidades técnicas do equipamento.

Então, veja as ofertas que seguem e comece a planejar uma viagem a Le Puy, hoje mesmo, selecionando o programa que mais preenche seus interesses. Abaixo, cada Programa tem sua forma de inscrição.

Aguardamos você « em casa » logo mais !

Eluiza e Olga
Equipe do Centro


A importancia dos Arquivos para continuar a Historia

Este programa inicia na 2ª feira, 29 de julho, e termina na 6ª feira, 02 de agosto, 2019, após o café da manhã.

Esta sessão estará focada nos "Arquivos". O que a palavra "Arquivos" engloba? Nós discutiremos os diferentes tipos de arquivos: escrito, sonoro, arquitetônico, artístico … Como eles nos permitem escrever a história? Buscaremos fazer a experiência através de exercícios concretos.

Haverá meios para definir o que, hoje, pode "alimentar" nossos arquivos, o que devemos preservar para transmiti-los às futuras gerações e como tornar isto possível.

Este programa é para arquivistas que não têm formação profissional, mas que tomam conta ou estão, apenas, iniciando um arquivo. É também para pessoas que têm interesse em arquivos.

Apresentadoras :

Irmã Catherine Louis: Louis foi a primeira Superiora Geral das Irmãs de São José do Instituto. Ela mora em Clermont-Ferrand, França.

Irmã Nadia Boudon-Lashermes, do Instituto das Irmãs de São José na França. É formada em História e Geografia.

As Irmãs participaram da implementação da cenografia.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pago em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pago com cartão)

Inscrição até 30 de junho de 2019

Formulário de Inscrição


Retiro Orientado : A Graça sob o Fogo – Vivendo o Grande Amor em Tempos de Turbulência

Inicia no domingo, 18 de agosto, às 18h com o jantar e termina na 2ª feira, 26 de agosto, após o café da manhã.

Una-se a nós para um retiro orientado no qual refletiremos e rezaremos sobre o privilégio e o chamado a viver o carisma e a espiritualidade das Irmãs de São José, resgatando sua força encarnadora num mundo faminto de muito amor. Este retiro acontecerá no contexto de nossos lugares sagrados em Le Puy-en-Velay : a Cozinha das origens, o Centro da História Viva, a Catedral Nossa Senhora do Puy, a Capela de Saint Michel da Agulha, a Igreja do Colégio e a Árvore dos Mártires. Iremos, também, a Lyon para visitar a Sala da Herança e a sepultura de Madre Saint Jean Fontbonne.

Este retiro tem como enfoque as seis virtudes centrais de nossa espiritualidade CISJ. Inciaremos, cada dia, com a Oração da Manhã e uma reflexão, dada pela orientadora do retiro, sobre uma das virtudes centrais e sua relevância no mundo atual. As participantes receberão uma folha da reflexão com sugestões para oração e, depois, têm o restante do dia para rezar como cada uma desejar. Todas as noites, após o jantar, o grupo se reunirá para a oração da noite e para fazer a partilha do estado do coração.

Apresentadora

Janet Mock, CSJ, é Irmã de São José de Baden, Pensilvânia, EUA. Trabalhou na educação, na formação, na liderança da Congregação, na pastoral comunitária e na Conferência de Formação de Religiosos e na Conferência das Lideranças das Religiosas nos EUA. Janet está, atualmente, envolvida no ministério de facilitação e de retiro, e mora em Aliquippa, PA.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pago em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pago com cartão)

Inscrição até 15 de Julho de 2019

Formulário de Inscrição


Peregrinação às Nossas Origens CSJ

Começa na 4ª feira, 28 de agosto com o jantar e termina com o café da manhã, na 4ª feira, 04 de setembro.

Está você desejando fazer uma experiência profunda do amor de Deus que traz paz, alegria e esperança ? Por que não deixa, por um pouco, suas ocupações diárias e vem juntar-se a nós numa peregrinação aos locais históricos das Irmãs de São José ?

Ao longo da semana, você visitará os lugares de nossas origens em Le Puy-en-Velay, tais como, a Primeira Cozinha, o Centro da História Viva, a Catedral Nossa Senhora do Puy, a Igreja do Colégio e a Árvore dos Mártires. Visitaremos, também, St. Flour, Bas-en-Basset, Monistrol, St. Didier-en-Velay e, depois, iremos a locais importantes em Lyon, incluindo a Sala da Herança, a sepultura de Madre Saint Jean Fontbonne e a Basílica de Fourvière.

A peregrinação a estes locais será entremeada com colocação, reflexão, partilha e oração. Isto a ajudará a descobrir a presença ativa de Deus em nossas primeiras Irmãs, bem como, a graça que moveu Pe. Médaille e o Bispo de Maupas a aceitar e promover estas primeiras mulheres.Em solidariedade com as primeiras Irmãs e Pe. Médaille, você será capaz de identificar e aprofundar a missão e o carisma que já estão vivos dentro de você.

Esta peregrinação é para Irmãs de São José, LLPPs/associados, agregées, colaboradores e amigos na missão.

Apresentadoras:

Eluiza de Andrade, CSJ, é Irmã de São José de Chambéry, Província do Brasil. Faz parte da Equipe do Centro Internacional.

Line Rioux, CSJ (Lyon, Província dos EUA), foi membro da Equipe do Centro Internacional durante cinco anos e, atualmente, faz parte do Conselho Geral das Irmãs de São José de Lyon.

Sugestão de Contribuição: 555 a 655 Euros (se pagos em dinheiro)

575 a 675 Euros (se pagos com cartão)

Inscrição até 01 de agosto de 2019

Formulário de Inscrição


A Renda Ainda Não Está Pronta – Oficina da Federação CISJ

Inicia na 2ª feira, 09 de setembro, às 18h, e termina no domingo, 15 de setembro, após o café da manhã.

Pelo poder do Espírito Santo, os corações de um pequeno grupo de mulheres em Le Puy-en-Velay foram inflamados pelo chamado de Deus a servir o povo que sofria pela pobreza devastadora, a violência penetrante e a opressão sufocante. Essas mulheres encontraram sua casa no Evangelho e nos ensinamentos do Jesuíta itinerante, Jean Pierre Médaille. Elas acharam que Deus estava presente entre elas, trabalhava em seu interior, e estava apaixonado com o mundo no qual elas viviam. Elas se reuniram, em 1650, como seguidoras de Jesus para ser a comunidade do Grande Amor de Deus, as Irmãs de São José.

Desde então, em cada geração, o Espírito Santo tem despertado a presença compassiva de Deus nos corações das mulheres, a responderem às necessidades, sempre em mudança, do povo de Deus. Neste programa, as participantes entrarão em contato com e vão resgatar, mais uma vez, a força transformadora deste carisma em nosso meio e para o futuro. Elas, também, vão conhecer as ruas de Le Puy-en-Velay, e vão visitar e rezar na Primeira Cozinha, no Centro da História Viva, na Catedral de Nossa Senhora do Puy, na Capela de Saint Michel da Agulha, na Igreja do Colégio, e junto à Árvore dos Mártires. Depois irão a Lyon para visitar a Sala da Herança e a sepultura de Madre Saint Jean Fontbonne. A Renda iniciada em 1650 não está pronta ainda. As linhas estão, agora, em nossas mãos. Somos desafiadas a assumir com responsabilidade a graça derramada sobre nosso mundo para revelar o grande amor de Deus.

Apresentadora

Jane Delisle, CSJ, é Irmã de São José de Orange, Califórnia, EUA. Jane veio, muitas vezes, a Le Puy-en-Velay, com Irmãs e equipes dos Sistemas de Saúde de Orange.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pagos em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pagos com cartão)

Inscrição até 01 de agosto de 2019.

Formulário de Inscrição


Eficácia na Missão : O Carisma Vivo nos Ministérios da CISJ

Começa no sábado, 21 de setembro, às 17 horas, e termina no sábado, 28 de setembro, após o café da manhã.

Este programa oferece uma peregrinação para colaboradores na missão e proporciona uma experiência de imersão no espírito original e na dimensão global do carisma e da tradição espiritual das Irmãs de São José. Se você estiver ligado a um dos ministérios fundados pelas Irmãs de São José como administrador, membro da direção, ou apoiador, este programa é para você! Venha aprofundar seus conhecimentos, alimentar sua imaginação e fortalecer sua convicção de participar de um movimento mundial que fomenta a união com Deus atraindo todos à unidade. A experiência de uma semana oferece um ritmo de palestras, participação interativa, oração e visitas aos lugares históricos em Le-Puy-en-Velay. Está também incluída uma viagem de um dia a Lyon.

Apresentadora:

Irmã Dolores Clerico é Irmã de São José da Philadelphia (EUA), com experiência nas áreas acadêmica, paroquial, diocesana e congregacional. Frequentemente, profere palestras, organiza oficinas e é facilitadora de retiros para Irmãs, LLPPs e colaboradores na missão nos Estados Unidos e, anualmente, no Centro Internacional.

Contribuição Sugerida: 655 a 755 Euros (se pagos em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pagos com cartão)

Inscrição até 15 de agosto, 2019

Formulário de Inscrição


A Atitude Profética da Relação : As Duas Trindades como Modelo do Amor Dinâmico

Inicia no sábado, 19 de outubro, com o jantar e termina após o café da manhã, na 6ª feira, 25 de outubro.

As relações entre as Trindades Criada e Incriada – como expressão do mistério, providência e plano Divino – convidam a todos a uma resposta radical. Esta é a natureza profética da espiritualidade das Irmãs de São José, que nos chama a viver em relação no mundo, com o querido próximo sem distinção. Este programa oferece uma peregrinação do coração a todos os que são atraídos ao carisma do amor unificante.

Refletiremos sobre a natureza profética de nosso chamado no mundo de hoje e aprenderemos como o amor dinâmico, da forma como é expresso pelas Duas Trindades, é modelo do nosso convite a viver em relação em nosso mundo ferido. É nesta abertura à relação que nós encarnamos o Amor Trino e participamos no processo de trazer o Deus vivo ao mundo. A experiência de uma semana oferece um ritmo de palestras, participação interativa, reflexão, assim como, orientação sobre a cidade de Le Puy e uma visita à Cozinha e ao Museu da História Viva.

Apresentadora :

Linda Buck, CSJ, é Irmã de São José de Orange, Califórnia, EUA. Ela atualmente, trabalha no ministério da Formação Inicial e é psicoterapeuta e diretora espiritual. Ela dá conferências nas áreas de teologia, espiritualidade e psicologia.

Sugestão de Contribuição: 655 a 755 Euros (se pagos em dinheiro)

675 a 775 Euros (se pagos em cartão)

Inscrição até 15 de setembro, 2019

Formulário de Inscrição


BOAS VINDAS A LE PUY

Oferecemos a você muitas oportunidades no Centro ao longo do ano, inclusive :

  • Peregrinações guiadas
  • Visitas para Grupos
  • Visitas Individuais
  • Retiros Particulares
  • Dias de Reflexão personalizados

Para mais informações ou para agendar algum tempo no Centro, passe um e-mail ao : centre.international@wanadoo.fr

Aguardamos você para desejar-LHE as boas-vindas !

Contacte o Centro

3, chemin du Côteau 43000 AIGUILHE France

+33 (0) 4.71.05.69.52 (teléfono)
+33 (0) 4.71.05.06.24 (fax)