Sr. Janet Gagnon aberura oficial do Centro
Cerimonia oficial de abertura
Membros da Equipe de programação
Primeira Equipe: Ir. Josette Gocella, (Erie, Pennsylvania, USA), Ir. Sheila Holly, (Philadelphia, Pennsylvania, USA) e Ir. Mary Diesbourg, (London, Ontario, Canadá).
Em outubro de 2000, a Federação Francesa das Irmãs de São José fez uma celebração e um “colóquio“ em honra dos 350 anos de nossa fundação. Representantes das várias Federações e das Congregações internacionais foram convidadas para participar neste evento. Durante estes dias houve um estudo sobre o carisma e a missão da Congregação à luz das necessidades do mundo nos dias de hoje. A idéia de se começar um projeto comum, na forma de um Centro Internacional, em Le Puy-en-Velay, apareceu nesta reunião. Em 11 de abril de 2002, dezessete Irmãs de São José, representando Congregações e Federações com mais de 14.000 Irmãs pelo mundo, reuniram-se em Le Puy-en-Velay. Estas Irmãs reconheceram a presença e o apelo do carisma vividos por mulheres e homens em todo o mundo e o desejo de reacender a chama do carisma nos corações de todos os nossos membros.
Representantes das várias Federações e das Congregações internacionais foram convidadas para um encontro inicial em abril de 2002 para discutir o conceito de tal Centro, assim como de sua praticabilidade. Estas Irmãs chegaram à decisão de ir adiante com o projeto e de formar um comitê internacional e tornar o Centro uma realidade.
O Comitê consistia em aproximadamente 10 pessoas.
Uma representante de cada uma das quatro Federaçöes:
Representantes de cada uma das três Congregaçöes internacionais:
Quando possível, uma representante da Congregação das Irmãs de São José, na Argentina, estará presente.
Sr. Raquel Pividori who was studying in Lyon attended the meetings for 1 year.
Uma Facilitadora: Ir. Phyllis Manda (Estados Unidos)
Tradutoras foram asseguradas para Inglês, Francês, Italiano e Espanhol, quando possível.
Juntos, estes oito grupos representam todas as Irmãs de São José, no mundo todo, formados a partir das raízes do Pe. Médaille.
O trabalho do comitê consiste no seguinte:
No encontro de maio de 2004, a Corporação teve seu primeiro encontro oficial. Uma Diretoria foi nomeada e as seguintes pessoas foram escolhidas:
Os outros membros do Comitê continuaram membros da Diretoria com exceção de Mary Diesbourg, que se tornou Diretora do Centro. Mary foi substituída por Linda McIsaac (Canadá, Sault Ste Marie).
O Centro foi aberto oficialmente em 15 de outubro de 2004, na casa em Aiguille, dada pelas Irmãs do Instituto São José. O primeiro grupo de Direção consistiu de Mary Diesbourg (London, Canadá), Josette Gocella (Erie, Pensilvania, Estados Unidos), Sheila Holly (Philadelphia, Pensilvania, Estados Unidos).